Câimbra, por que ocorem e como aliviar essa terrível dor.

CÂIMBRA - CAUSAS E TRATAMENTOS

evitar caimbras

 

Vamos falar um pouco sobre a Câimbras?

 

Quem sempre tem câimbra, tem que se preocupar, um dos motivos é a friagem, porém a falta de suplementos pode desencadear ou agravar o caso.

 

A Câimbra pode ser indício de que algo não está correto em seu organismo, como por exemplo a anemia, baixa emoglobina, sangramento ou sangramento oculto.

 

Não deixe de investigar sua câimbra com seu médico, exames de sangue podem indicar algum problema mais sério.

 

O excesso de ácido lático também é causa das câimbras, componente bem conhecido dos atletas, este é um vilão ao seu rendimento ou descanso físico no intervalo de seus treinos.

 

Partindo destes exames, e estando tudo dentro da normalidade clínica, o que você pode fazer para amenizar essas terríveis dores que não tem hora nem lugar para acontecer?

 

Suplementação pode ser a chave para o alívio destas dores:

 

Bem conhecido de quem possui Câimbras, o potássio pode ser facilmente encontrado na alimentação comum do Brasileiro, o mais conhecido é a Banana, porém outros alimentos podem conter até mais potássio, como o Abacate e a Abóbora. A Batata é outro alimento constante na dieta do Brasileiro, e também é superior em potássio do que a Banana. Portanto se você é um "sofredor" de Câimbras, saiba que sua alimentação não precisa ser necessariamente 100% Banana !!! Outros vegetais podem suprir com maestria essa saborosa fruta tropical.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de potássio deve ser de, no mínimo, 4,7 gramas por adulto. Uma banana, contem cerca de 10% do que devemos ingerir diariamente de potássio.

Porém, quando acontece a hipocalemia, ou seja, a falta de potássio no organismo, alguns distúrbios podem ser percebidos, como a fadiga e o cansaço físico, a apatia e confusão mental, e a dificuldade de concentração e tonturas. Há ainda outros sintomas que podem ser sentidos, como a falta de apetite, a insuficiência cardíaca e o aparecimento de cãibras.

 

A massagem no ponto da Câimbra, costuma promover alívio imediato, esticar e alongar o músculo também pode ajudar muito. Segundo a milenar técnica chinesa, alguns pontos ao serem massageados, podem promover alívio imediato, e a acupuntura poderá auxiliar e muito se vc é um sofredor crônico de câimbras.

 

Alongamento pode ajudar a prevenir e melhorar sua qualidade de vida, logo após acordar, não levante de uma vez, aguarde alguns segundos e já comece a se alongar, durante o dia é muito importante reforçar esses alongamentos, principalmente antes e após atividades físicas.

 

Além do potássio, o que podemos fazer para melhorar as Câimbras?

 

capsulas caimbra

Cálcio, Magnésio e Zinco, esses são os principais suplementos que devemos suplementar:

 

Esse conjunto poderá amenizar os casos de Câimbra, eles são componentes fundamentais para evitar casos de Câimbra, porém, lembre-se de consultar seu médico antes de ingerir qualquer tipo de suplemento, níveis elevados de cálcio por exemplo pode ocasionar problema nos rins, devemos ter em mente que nosso corpo deverá estar equilibrado, sem falta ou excesso destes componentes. Uma avaliação médica juntamente com exames é o caminho para amenizar seu desconforto ou mesmo promover sua cura.

Pessoas que estão acamadas, tem casos mais constantes de Câimbra, estas devem ser assistidas constantemente para averiguar os níveis destes suplementos, além da vitamina D já que este hormônio é produzido pelo sol, o qual o acamado normalmente está impossibilitado de se expor.

Outras causas da Câimbra:

A Redução do fluxo de sangue, como em paciente com obstrução em artérias periféricas, podem também levar a musculatura ao processo de câimbra. Compressões de nervos são também responsáveis por contrações musculares involuntárias (conhecida popularmente como Câimbra).

 

Câimbra Noturna:

caimbra noturna

 

Se você possui maior predisposição ao surgimento de câimbras, seja pelo uso regular de alguma medicação, sabemos que os paciente em uso crônico de diuréticos tem tendência a baixos níveis de potássio, o que predispõe ao surgimento das câimbras. Outros têm tendência à compressão de nervo periférico, como aqueles que possuem a famosas hérnias de disco. Dormindo, tendemos a ficar por longos períodos em uma mesma posição, comprimindo alguns músculos e nervos específicos, o que favorece o surgimento das câimbras. Em paciente em que isso ocorre com frequência, recomendamos consultar seu médico para avaliar o uso de relaxantes musculares antes de dormir, além de sugerirmos posições mais favoráveis durante o sono, a fim de prevenir as Câimbras.

 

As Câimbras em excesso podem desencadear algum problema?

 

As contrações musculares recorrentes podem lesar fibras musculares, essa contração involuntária acaba liberando na circulação alguns elementos que podem ser tóxicos para o próprio organismo – isso é conhecido como rabdomiólise. Existem diversas complicações possíveis decorrentes deste processo, como a possibilidade de lesão renal aguda, resultando por vezes em necessidade transitória de realização de hemodiálise.

 

Imã como tratamento, prevenção ou alívio de Câimbras:

 

A magnetoterapia é uma alternativa de tratamento natural que utiliza o Imã e seus campos magnéticos. A função é aumentar o movimento de algumas células e substâncias do corpo, como a água, de forma a obter efeitos como a redução da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação, por exemplo, ainda são estudos, mas a milhares de anos, o imã é utilizado para curar ou melhorar tratamento da dor e cura de doenças. A simples colocação do imã sobre a área afetada por câimbra, pode aliviar os sintomas, isso pode variar de pessoa para pessoa, inclusive já existem colchões e calçados e palmilhas magnéticas que prometem reduzir câimbras além de outros benefícios.

 

palmilha magnetica

 

Felipe Nurchis - Direito Médico e da Saúde - Preventivo e Consultivo

11 97444-1981 - [email protected]

 

ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética